7.Projeto-Piloto Disciplina «Religiões do Mundo»
PROJETO-PILOTO DISCIPLINA “RELIGIÕES DO MUNDO” um projeto integrado no Projeto REC XXI (Religião, Educação e Cidadania) www.religioesdomundo.ulusofona.pt
RELATÓRIO DO PROJETO APLICADO NA ESCOLA “OS APRENDIZES” (Avaliação do 5º e 6º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico nos anos letivos de 2015/2016 e 2016/2017)
(Expetativas e Realidades. Resultado de um Inquérito aos Encarregados de Educação)
ÍNDICE
- 04 1. NOTA INTRODUTÓRIA
- 06 2. A constituição da Equipa
- 07 3. A Liberdade Religiosa em Portugal: enquadramento contextualizado
- 11 4. O estado do ensino religioso português no cenário europeu
- 13 5. O ensino religioso confessional e o não confessional em Portugal e a sua importância nas escolas
- 15 6. “Religiões do Mundo”: Valores, Espiritualidades e Religião (V.E.R.)
- 15 6.1. Projeto Pedagógico e Cívico: o contexto
- 16 6.2. O papel das autoridades locais como parceiros dinamizadores de formação cívica
- 19 6.3. Projeto Pedagógico e Cívico: o protocolo
- 20 6.4. Caracterização da Escola “Os Aprendizes”
- 23 6.5. A Disciplina de “Religiões do Mundo – V.E.R.”
- 25 7. Metodologia e Métodos
- 25 7.1. Metodologia
- 26 7.2. Métodos por Módulos
- 27 7.3. Os Objetivos dos Módulos
- 28 7.4. As Metas Curriculares da Disciplina “Religiões do Mundo – V.E.R”
- 30 8. Parecer dos Encarregados de Educação: o inquérito
- 37 NOTAS FINAIS
GRÁFICOS
- 19 Gráfico 1. População residente em Portugal segundo a religião, entre 1991 e 2011 em percentagem
- 31 Gráfico 2. Considera pertinente uma disciplina como a “Religiões do Mundo”
- 32 Gráfico 3. Acredita que, conhecendo mais sobre as diferenças religiões do mundo, os alunos estejam mais preparados para compreender as realidades que os rodeiam
- 33 Gráfico 4. Entende que a todas as crianças e jovens, se devia dar a oportunidade de ter uma disciplina como esta?
- 33 Gráfico 5. Considera que foi uma boa iniciativa pedagógica, da parte da Escola “Os Aprendizes”, acolher esta disciplina?
- 34 Gráfico 6. A disciplina “Religiões do Mundo” foi de encontro às tuas expectativas e discutiu temas que te parecem relevantes?
- 35 Gráfico 7. O que acredita ser pertinente/mais pertinente ser discutido nesta disciplina?
- 36 Gráfico 8. Considera compatível o conteúdo da disciplina com a crença individual dos alunos?
- 37 Gráfico 9. Avalie o quanto esta disciplina se enquadra no contexto de uma formação para a cidadania
- 38 Gráfico 10. Avalie o quanto de interesse tem o conhecimento desta disciplina na reflexão e debate sobre a crise humanitária mediterrânea dos refugiados
QUADROS
- 19 Quadro 1. Projeto Pedagógico e Cívico – o Protocolo
- 29 Quadro 2. Metas curriculares para o ano letivo 2015-2016 da disciplina “Religiões do Mundo – V.E.R.
NOTA INTRODUTÓRIA
O projeto-piloto “RELIGIÕES DO MUNDO: Valores, Espiritualidade e
Religiões” foi uma iniciativa desenvolvida pela Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) no ano de 2015, direcionado aos alunos do 5º e 6º ano e aplicado na Escola “Os Aprendizes”, situada em Cascais, Portugal durante os anos letivos de 2015/2016 e 2016-2017 e, que hoje faz parte de um projeto maior intitulado “REC XXI (RELIGIÃO, EDUCAÇÃO E CIDADANIA), cujo objetivo é o de integrar outros projetos, como o que apresentámos aqui.
A proposta para o projeto que ora partilhamos nasceu e foi desenvolvida a partir da observação da necessidade de uma disciplina escolar que fosse complementar, mas não competitiva com a disciplina de “Educação Moral e Religiosa”.
Esta necessidade vem sendo observada e confirmada com o passar do tempo no contexto tanto da educação, como no da religião. O que nos leva a refletir sobre os resultados que conseguimos obter com esta aplicação do projeto, num primeiro momento, na Escola “Os aprendizes”.
A equipa multidisciplinar de investigadores que deu forma a este projeto moveu-se pela hipótese de partida de uma disciplina de Valores, Espiritualidade e Religiões poder promover a cidadania, possibilitar a formação de valores cívicos e mais conscientes e mais participativos e estruturar o pensamento e atuação das crianças e jovens.
Neste sentido, a área científica da Ciência das Religiões, inserida na Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração (FCSEA), como uma das unidades orgânicas da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, preconiza o ensino do fenómeno religioso, de forma não confessional, de um modo isento, rigoroso e equidistante. A promoção do diálogo entre a investigação e as religiões é feita de um modo neutro, mas ativo, não abdicando dos valores de participação e cidadania, assim como do conhecimento
científico e crítico.
O que poderão encontrar aqui, em primeiro lugar, ainda que de forma sumária, após a apresentação da equipa da área de Ciência das Religiões, que participou deste projeto, são as questões de ordem histórica, social e jurídica que acompanham os processos no contexto da religião e as suas dinâmicas presentes em Portugal, enquanto país laico.
Num segundo momento, abordamos a estrutura do projeto e dos seus
pressupostos, bem como a sua metodologia e métodos, os quais foram aplicados na Escola “Os Aprendizes” que aceitou o desafio de os colocar em prática.
As características desta escola, a sua Visão, Missão e Valores contribuíram com os propósitos do projeto-piloto aqui apresentado, sendo possível a realização de um Protocolo de Cooperação entre a área de estudos de Ciência das Religiões e a Escola “Os Aprendizes”.
Para concluir, apresentamos um breve questionário distribuído aos encarregados de educação, onde se incluem os pais de alguns dos alunos que participaram do projeto, com o objetivo de percebermos as suas Expetativas e as Realidades sobre os temas abordados nas aulas e, por fim, as Breves Considerações e as Referências Bibliográficas.