O Roteiro do Diálogo Inter-religioso e Cultural (RDIRC) é um projeto concebido pela área de Ciência das Religiões da Un. Lusófona, em parceira com a Associação “Karingana Wa Karingana”, acolhido e financiado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade.
O projeto O Mundo na Amadora é fruto da colaboração entre REC-XXI e o Município da Amadora. Visa-se a realização de um programa municipal com quatro componentes a serem desenvolvidas no triénio 2018-21:
Decorreu em Vilanova de Gaia, no dia 15 de junho de 2017, a sessão de debate e assinatura do Compromisso pela Casa Comum e pela Ética do Cuidado, procurando atender à questão de «Como as religiões se “re-ligam” à ecologia e ao humano».
O projeto REC-XXI da Área de Ciência das Religiões associa-se à iniciativa Diálogos ComSentidos, ciclos de encontros e debates sobre diálogo interreligioso e cidadania, a decorrerem na Figueira da Foz entre 2018 e 2019.
PROJETO-PILOTO DISCIPLINA “RELIGIÕES DO MUNDO” um projeto integrado no Projeto REC XXI (Religião, Educação e Cidadania) www.religioesdomundo.ulusofona.pt
RELATÓRIO DO PROJETO APLICADO NA ESCOLA “OS APRENDIZES” (Avaliação do 5º e 6º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico nos anos letivos de 2015/2016 e 2016/2017)
(Expetativas e Realidades. Resultado de um Inquérito aos Encarregados de Educação)
ÍNDICE
04 1. NOTA INTRODUTÓRIA
06 2. A constituição da Equipa
07 3. A Liberdade Religiosa em Portugal: enquadramento contextualizado
11 4. O estado do ensino religioso português no cenário europeu
13 5. O ensino religioso confessional e o não confessional em Portugal e a sua importância nas escolas
15 6. “Religiões do Mundo”: Valores, Espiritualidades e Religião (V.E.R.)
15 6.1. Projeto Pedagógico e Cívico: o contexto
16 6.2. O papel das autoridades locais como parceiros dinamizadores de formação cívica
19 6.3. Projeto Pedagógico e Cívico: o protocolo
20 6.4. Caracterização da Escola “Os Aprendizes”
23 6.5. A Disciplina de “Religiões do Mundo – V.E.R.”
25 7. Metodologia e Métodos
25 7.1. Metodologia
26 7.2. Métodos por Módulos
27 7.3. Os Objetivos dos Módulos
28 7.4. As Metas Curriculares da Disciplina “Religiões do Mundo – V.E.R”
30 8. Parecer dos Encarregados de Educação: o inquérito
37 NOTAS FINAIS
GRÁFICOS
19 Gráfico 1. População residente em Portugal segundo a religião, entre 1991 e 2011 em percentagem
31 Gráfico 2. Considera pertinente uma disciplina como a “Religiões do Mundo”
32 Gráfico 3. Acredita que, conhecendo mais sobre as diferenças religiões do mundo, os alunos estejam mais preparados para compreender as realidades que os rodeiam
33 Gráfico 4. Entende que a todas as crianças e jovens, se devia dar a oportunidade de ter uma disciplina como esta?
33 Gráfico 5. Considera que foi uma boa iniciativa pedagógica, da parte da Escola “Os Aprendizes”, acolher esta disciplina?
34 Gráfico 6. A disciplina “Religiões do Mundo” foi de encontro às tuas expectativas e discutiu temas que te parecem relevantes?
35 Gráfico 7. O que acredita ser pertinente/mais pertinente ser discutido nesta disciplina?
36 Gráfico 8. Considera compatível o conteúdo da disciplina com a crença individual dos alunos?
37 Gráfico 9. Avalie o quanto esta disciplina se enquadra no contexto de uma formação para a cidadania
38 Gráfico 10. Avalie o quanto de interesse tem o conhecimento desta disciplina na reflexão e debate sobre a crise humanitária mediterrânea dos refugiados
QUADROS
19 Quadro 1. Projeto Pedagógico e Cívico – o Protocolo
29 Quadro 2. Metas curriculares para o ano letivo 2015-2016 da disciplina “Religiões do Mundo – V.E.R.
NOTA INTRODUTÓRIA
O projeto-piloto “RELIGIÕES DO MUNDO: Valores, Espiritualidade e
Religiões” foi uma iniciativa desenvolvida pela Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) no ano de 2015, direcionado aos alunos do 5º e 6º ano e aplicado na Escola “Os Aprendizes”, situada em Cascais, Portugal durante os anos letivos de 2015/2016 e 2016-2017 e, que hoje faz parte de um projeto maior intitulado “REC XXI (RELIGIÃO, EDUCAÇÃO E CIDADANIA), cujo objetivo é o de integrar outros projetos, como o que apresentámos aqui.
A proposta para o projeto que ora partilhamos nasceu e foi desenvolvida a partir da observação da necessidade de uma disciplina escolar que fosse complementar, mas não competitiva com a disciplina de “Educação Moral e Religiosa”.
Esta necessidade vem sendo observada e confirmada com o passar do tempo no contexto tanto da educação, como no da religião. O que nos leva a refletir sobre os resultados que conseguimos obter com esta aplicação do projeto, num primeiro momento, na Escola “Os aprendizes”.
A equipa multidisciplinar de investigadores que deu forma a este projeto moveu-se pela hipótese de partida de uma disciplina de Valores, Espiritualidade e Religiões poder promover a cidadania, possibilitar a formação de valores cívicos e mais conscientes e mais participativos e estruturar o pensamento e atuação das crianças e jovens.
Neste sentido, a área científica da Ciência das Religiões, inserida na Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração (FCSEA), como uma das unidades orgânicas da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, preconiza o ensino do fenómeno religioso, de forma não confessional, de um modo isento, rigoroso e equidistante. A promoção do diálogo entre a investigação e as religiões é feita de um modo neutro, mas ativo, não abdicando dos valores de participação e cidadania, assim como do conhecimento
científico e crítico.
O que poderão encontrar aqui, em primeiro lugar, ainda que de forma sumária, após a apresentação da equipa da área de Ciência das Religiões, que participou deste projeto, são as questões de ordem histórica, social e jurídica que acompanham os processos no contexto da religião e as suas dinâmicas presentes em Portugal, enquanto país laico.
Num segundo momento, abordamos a estrutura do projeto e dos seus
pressupostos, bem como a sua metodologia e métodos, os quais foram aplicados na Escola “Os Aprendizes” que aceitou o desafio de os colocar em prática.
As características desta escola, a sua Visão, Missão e Valores contribuíram com os propósitos do projeto-piloto aqui apresentado, sendo possível a realização de um Protocolo de Cooperação entre a área de estudos de Ciência das Religiões e a Escola “Os Aprendizes”.
Para concluir, apresentamos um breve questionário distribuído aos encarregados de educação, onde se incluem os pais de alguns dos alunos que participaram do projeto, com o objetivo de percebermos as suas Expetativas e as Realidades sobre os temas abordados nas aulas e, por fim, as Breves Considerações e as Referências Bibliográficas.
Num mundo supostamente globalizado, o universo das Religiões continua a ser um mundo de desconhecimento e de criação de apriorismos por vezes assustadores.
Foi para dar resposta a esta realidade através de um pequeno contributo, que a área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias decidiu levar a cabo este projecto onde, num clima de Respeito, dialogamos com líderes religiosos para dar a conhecer, sem preconceitos nem sentidos proselitistas, os seus movimentos a quem se interesse por este fascinante universo que são as Religiões e as Espiritualidades.