• Início
  • Eventos
  • Fernando Pessoa: Hermetismo, Gnose e Alquimia (16 fev. ’19)

Fernando Pessoa: Hermetismo, Gnose e Alquimia (16 fev. ’19)

«Fernando Pessoa: Hermetismo, Gnose e Alquimia» é o título da III Jornada de História, Filosofia Hermética e Património Simbólico, a decorrer em Oeiras a 16 de fevereiro de 2019.

Apresentações e conferências de investigadores sobre o espólio hermetista, gnóstico e rosacruz de Fernando Pessoa, durante o sábado, dia 16 de fevereiro, no espaço da Galeria Municipal Verney.

A Linha de Investigação em Gnose e Esoterismo Ocidental, da área de Ciência das Religiões da Un. Lusófona homenageia Fernando Pessoa nesta terceira edição das Jornadas de História, Filosofia Hermética e Património Simbólico, colocando em foco a importância das heranças do Hermetismo, do pensamento gnóstico, da filosofia alquímica na obra pessoana, especialmente naquilo que tem vindo a ser trazido à luz do dia do imenso espólio de produção literária e filosófica.

Porque Fernando Pessoa se definia como “cristão gnóstico”? Porque dedicou tantos poemas à alquimia rosacruz, e à compreensão hermética e neoplatónica da vida? Porque veio a público em defesa da maçonaria? Nestas Jornadas iremos conhecer o trabalho dos investigadores na área do pensamento pessoano

Informação e Inscrições aqui; http://www.cm-oeiras.pt/pt/agenda/Paginas/jornadas-historia-19.aspx?fbclid=IwAR27LzEWrNq4Il1RFQHDyNO7aW8XvmY-BdcTQwjK9OZFY6K1C5Wi36fcNWo