1.Roteiro do Diálogo Inter-Religioso e Cultural

O Roteiro do Diálogo Inter-religioso e Cultural (RDIRC) é um projeto concebido pela área de Ciência das Religiões da Un. Lusófona, em parceira com a Associação “Karingana Wa Karingana”, acolhido e financiado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

Este projeto cívico e pedagógico decorreu paralelamente ao Roteiro Cidadania em Portugal – Parar, Pensar, Agir, promovido pela ANIMAR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local), que percorreu o país com o objetivo de promover o diálogo e a partilha de experiências sobre a Cidadania e a Igualdade. O Roteiro do Diálogo Inter-religioso e Cultural acrescentou a abordagem ao fenómeno religioso, reconhecendo e enquadrando a Diversidade Religiosa, promovendo o Respeito através do Conhecimento e do Diálogo.

Desenrolou-se ao longo de cinco meses implementando dois programas em vários municípios distribuídos pelo território nacional.

O projeto incluiu duas categorias de ações: «VER o Diálogo nas Escolas», centrado no trabalho junto de crianças e jovens, nas escolas, e «As Religiões e os desafios da atualidade», um ciclo de grandes debates temáticos.

Equipa

Paulo Mendes Pinto
coordenação geral e direção científica
Manuel Gomes
gestor de projecto
Joaquim Franco
coordenação da ação 2
Rui Lomelino de Freitas
coordenação da ação 1
Mariana Vital
Alexandre Honrado

Especialistas envolvidos

Alexandre Honrado
Historiador e Escritor
Anabela Freitas
Presidente Câm. Mun. Tomar
António Caria Mendes
Comunidade Judaica
António Faria
Comunidade Budista
António Marujo
jornalista
Carmen Bandeo
Rede Talitha Kum
David Munir
Imã da Mesquita Central de Lisboa
Elisha Salas
Rabino Comunidade Judaica de Belmonte
Esmeralda Lima
diretora do Colégio de Sta. Teresa de Jesus
Fernanda Henriques
professora de Filosofia
Filomena Barros
professora de História do Islão
Filomena Barros
Professora de História do Islão
Fr. José Nunes
padre dominicano
Rachid Ismael
Director do Colégio Islâmico de Palmela
Isabel Allegro Magalhães
Movimento Graal
Isobel Andrade
Congregação Politeísta Portugal
João Ferreira Dias
Com. Port. do Candomblé Yorùbá
João Serrano
Confraria Ibérica do Tejo
Joaquim Moreira
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
José Brissos-Lino
pastor protestante e professor de Psicologia da Religião
Margarida Cardoso
diretora do Centro Budista do Porto
Pe Alberto Brito
padre jesuíta
Pe Carlos Godinho
Obra Nacional da Pastoral do Turismo
Pe. Daniel
Paróquia de Arruda dos Vinhos
Pe. Pedro Marques
Pároco Católico de Fafe
Pedro Machado
Presidente da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal
Rui Batista
Fé Baha’i

Elenco das ações
Ação 1: VER o Diálogo nas Escolas

Enquanto proposta desenhada para o enquadramento escolar, levou os investigadores do RDIRC a conceber atividades e a produzir materiais e conteúdos didáticos que dão sustentabilidade e consistência às ações pedagógicas desenvolvias com/nas escolas.

Ação 2: As Religiões e os desafios da atualidade

Esta dimensão do projeto assumiu a realização de debates a partir de temas atuais, que reuniu representantes de várias tradições religiosas, assim como investigadores.

VER o Diálogo nas Escolas – Ação 1 Desenvolvimento e implementação:

Conceitos

A melhor apreensão e articulação de conteúdos pode ser compreendida em torno dos três eixos fundamentais, “Valores”, “Espiritualidades”, “Religiões” (V.E.R.), direcionados para a Cidadania, conforme as seguintes propostas de definição:

Valores

Não se entende aqui com este termo o ensino moral na aceção tradicional de inculcar noções de um código moral ou de adesão a princípios externos. A partir da investigação reflexiva, tendo como ponto de partida a sensibilidade ao “valor” humano, à empatia e à consciência da dignidade inerente ao ser humano, procura-se aqui estimular a perceção do(s) sentido(s) ético(s) na consciência própria para uma aplicabilidade na vida individual e no organismo social. Promove-se assim a sensibilização à vida em geral numa aceção ecológica de igualdade de direito, à vida humana em particular, bem como o desenvolvimento ou o aprofundamento de critérios fundamentais para o exercício do pensamento crítico aplicado aos eixos temáticos seguintes (Espiritualidades e Religiões).

Espiritualidades

A proposta de utilização deste termo envolve a noção clara das suas implicações. Oferece dificuldades e um sentido de responsabilidade pedagógica extremos, nomeadamente pela incipiência da tentativa académica de estabelecer uma definição ontológica e pela insuficiência de considerá-la como um termo “técnico”, sem qualquer ambiguidade ou sentidos vários. Todavia, considerando que a criação de um termo novo não facilitaria a nossa tarefa e visto que também não nos interessa desistir de trabalhar este conceito específico, utilizaremos o termo espiritualidade no sentido de “interior”, ou seja o eixo espontâneo de sentido subjetivo pessoal organizador da experiência e da realidade, dador de sentido à vida e às coisas. Este âmbito compreende a experiência da “sacralidade” e do “mistério” da vida, a experiência subjetiva do símbolo, da alegoria, e da formulação das questões clássicas: Quem sou eu, de onde venho, para onde vou (e das eventuais respostas individuais). Em suma, qual é o meu lugar no cosmo (universal, social, etc.).

As implicações do desenvolvimento deste âmbito não se esgotam no universo das religiões – bem pelo contrário: é importante aqui frisar as possibilidades de expressão de espiritualidades agnósticas, ateias, etc.

Religiões

Consideramos ser importante que este eixo se inspire nos anteriores. Contudo, sublinhamos que, na prática, a abordagem dos 3 eixos não será sequencial. Pelo contrário, haverá uma simultaneidade articulada em torno de momentos específicos, ao longo das aulas ou de uma mesma aula. Deste modo, consideramos poder abordar o fenómeno religioso com a compreensão e respeito pelo “outro”. Nesta linha, apresentaremos o fenómeno religioso a partir de três abordagens interdependentes:

  1. A atualidade a partir da experiência pessoal e do universo social dos alunos, no seu contacto com manifestações religiosas distintas – incluindo as características e manifestações culturais diversas em cada religião, como crenças e hábitos distintivos; a desconstrução dos preconceitos, estereótipos e lugares-comuns (a distinção entre o que caracteriza a religião e o que caracteriza os grupos culturais e étnicos por vezes associados).
  2. As ideias, os relatos e os mitos da religião no tempo, a sua conceção do transcendente, seus mensageiros, seus livros (se for o caso), mensagem, princípios, práticas e principais tradições. Procura-se que os aspetos filosóficos decorram em articulação com as experiências e conclusões relativas aos eixos 1 e 2 e, ainda filosoficamente, que as descrições de cada religião sigam um esquema-tipo (apresentação tipológica, quadros de ideias, etc.) que permita alguma visão comparativa.
  3. Historicamente haverá a preocupação de facilitar a visão dos principais marcos numa linha cronológica não só de cada religião, mas de todas as religiões abordadas, de modo a dar visibilidade aos acontecimentos no tempo, com as suas simultaneidades e paralelismos, ou continuidades ou disrupções. Também a perceção no espaço será facilitada pela indicação no mapa da origem e dos movimentos de expansão e contração dos movimentos Serão dados exemplos claros de momentos de confronto e conflito mas também dos períodos históricos de tolerância e de convivência entre as distintas religiões.
  4. Actividades didático-pedagógicas da ação “VER o Diálogo nas Escola” | Atividades com escolas, com autarquias e outros parceiros sociais

    1.  Dimensão expositiva

    Exposição exploratória a partir de uma abordagem não confessional segundo a estrutura VER: Valores, Espiritualidades e Religiões. Procurou-se realçar elementos de sensibilidade e consciência do valor humano e da universalidade da aperceção do valor de cada indivíduo humano e das noções universais de fraternidade entre seres humanos; salvaguardou-se o espaço para a dimensão espiritual numa perspetiva não-confessional, de reconhecimento da imanência individual de um eixo interior, dador de sentido às coisas e organizador da experiência, independentemente da perspetiva religiosa, agnóstica ou ateia: e por fim foi feita a abordagem do fenómeno religioso na sua diversidade e formas, numa perspetiva desconstrutora de preconceitos e estimuladora de interesse pelo “outro”, pelo “diferente, na valorização da diversidade.

    2.  Dinâmica filosófica

    Atividade formulada em torno da ação peddy paper, com concurso de “cultura geral” sobre o universo religioso, visando mostrar a variedade e abrangência do tema, por um lado; e, por outro, procurando desconstruir alguns erros comuns de perceção gerados pelo preconceito no âmbito do religioso, frequentemente sedimentado como “opinião geral”.

    Relatório Roteiro – final