Terra Justa – Fafe

De 18 a 21 de abril, Fafe volta a receber o “Terra Justa- Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade.”
Este ano, o encontro internacional irá homenagear o papel da Human Rights Watch (HRW) e a ONG Capacetes Brancos da Síria na Defesa dos Direitos Humanos e ainda, de forma póstuma, a ex-primeira ministra, Maria de Lourdes Pintasilgo.
Homenagem White Helmets/Capacetes Brancos

Terra Justa – Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade de 18 a 21 abril

O dia 18 será dedicado aos White Helmets/Capacetes Brancos, organização não-governamental de apoio aos civis, cujos membros são, internacionalmente, conhecidos por serem voluntários que procuram salvar vidas num dos mais complexos cenários de guerra da atualidade.

Esta ONG composta por civis, conta com mais de 3000 voluntários, homens e mulheres com todo o tipo de profissões – antigos padeiros, engenheiros, farmacêuticos, pintores – que se uniram para salvar vidas, independentemente da religião e ideologia política.

Desde o início do conflito na Síria, em 2011, já salvaram milhares de pessoas e perderam mais de 200 dos seus voluntários, mortos quando tentavam salvar vidas. Os capacetes brancos vão marcar presença no Terra Justa, com três elementos de uma organização que além de salvar vidas, tem vindo a denunciar um conjunto de crimes contra a população tendo já sido nomeados para o Nobel da Paz, e tendo recebido em 2016 o chamado “Nobel alternativo”, o prémio Right Livelihood. Ainda recentemente na edição de 2017 dos Óscares, a obra The White Helmets  que mostra com pormenor as operações destes homens e mulheres que constituem o grupo de resgate sírio, venceu na categoria de Melhor Documentário em Curta-Metragem.

 

Homenagem Human Rights Watch

O dia 19 de abril ficará marcado por um conjunto de iniciativas em torno da Human Rights Watch, organização não governamental que  defende os direitos de pessoas no mundo inteiro. A HRW Investiga detalhadamente violações de direitos humanos, denunciam os casos que que documentam e procuram junto dos governos e das Nações Unidas, políticas eficazes que promovam os direitos humanos e a justiça.

Em Portugal, estará Bruno Stagno Ugarte, Diretor Executivo Adjunto para Advocacia e que antes de ingressar na HRW, teve diversas funções como Ministro dos Negócios Estrangeiros da Costa Rica, Embaixador das Nações Unidas, e colaborou com o Tribunal Penal Internacional. Graduado pela Georgetown University, Sorbonne e Princeton University e autor ou editor de vários livros, capítulos e artigos, incluindo o Conselho de Segurança da ONU na Era dos Direitos Humanos (Cambridge University Press, 2014). Em 2011 foi nomeado Oficial da Legião de Honra.

Actualmente é um dos advogados de maior prestígio na defesa de causas relacionadas com os direitos humanos.

Homenagem Maria de Lourdes Pintasilgo

No dia 20 de abril, decorrerão diversas iniciativas e uma homenagem póstuma a Maria de Lourdes Pintasilgo, que contará com o apoio da Fundação Cuidar o Futuro e com a presença de pessoas próximas daquela que foi a única primeira primeira ministra de Portugal. Conversas de café com a participação de quem conheceu bem um dos nomes grandes da nossa democracia, colocação de um texto no mural para perpetuar a mensagem da ex-governante e finalmente uma homenagem póstuma, à noite, no Teatro Cinema de Fafe.

 

Dia 21 de abril,  em colaboração com o Observatório para a Liberdade Religiosa, decorrerá, durante a manhã, uma conferência, subordinada ao tema “Religião e Igualdade: desafios da Cidadania”
O Terra Justa terminará no Sábado com um concerto solidário, a favor da HRW, com Sérgio Godinho, no Teatro Cinema de Fafe. Os bilhetes estão disponíveis em breve na Loja Interactiva de Turismo.

Seja por via das homenagens, dos debates, das conferências,  das inúmeras atividades culturais, das exposições, ou simples conversas de café por onde já passaram várias personalidades que dedicaram a sua vida a uma causa ou que defendem valores universais, o objetivo é que todos paremos para pensar.

Todos os homenageados têm deixado uma mensagem no mural das causas, que só será aberta 25 anos depois, como foi o caso de instituições não governamentais e diversas personalidades como António Guterres, Secretário geral da ONU; Óscar Rodríguez Maradiaga, Cardeal das Honduras, e Presidente (à época)  da Caritas International e ainda coordenador do Conselho de Cardeais para a reforma da igreja, criado pelo Papa Francisco ; Maria Barroso, Presidente (à epoca) da Fundação Pro-Dignitate.; Pe. Mussie Zerai (conhecido por ser o 112 do Mediterrâneo e que já salvou centenas de refúgios) ; Tareke Brhane, Presidente do Comitato Tre Ottobre (ativista sobre a questão dos refugiados). ;  Amnistia Internacional ; Médicos do Mundo; UNICEF ; Instituto de Apoio à Criança ; Rede Talitha Kum (de apoio a mulheres em risco de vida) ; AGENZIA Habeshia (trabalha com refugiados no Mediterrâneo); Fundação Champalimaud ou as Enfermeiras pára quedistas portuguesas (na guerra colonial).

 

Programa Terra Justa 2018

A Pessoa e a Igualdade – Cuidar o futuro dos Direitos Humanos

Dia 18 Abril Quarta-Feira

10h00 – Inauguração da Exposição de Rua “Caminho das Causas”

Praça 25 de Abril

11h00 – Inauguração da Exposição White Helmets /Capacetes Brancos – Syrian Civil Defence

Arquivo Municipal de Fafe

14h00 – Colocação da mensagem no Mural das Causas da White Helmets /Capacetes Brancos – Syrian Civil Defence

Praça 25 de Abril

14h30 – Conversa de café – Capacetes Brancos na protecção de vidas, com Asaad Hanna e Nedal Izdden dos White Helmets

Café com Letras

15h30 – Aula aberta com professores e alunos do Ensino Secundário, sob o tema Religião violência: imagem a desconstruir, com Área de Ciência das Religiões da Univ. Lusófona / Observatório para a Liberdade Religiosa

Escola Secundária de Fafe

18h30 – Entrega do Prémio Jornalismo pela Paz “Maria Barroso Soares”

Apresentação do livro Terra Justa 2017

Sala Manoel de Oliveira – Teatro-Cinema de Fafe

21h30 – Homenagem/Conferência: White Helmets – Syrian Civil Defence, com as presenças de Ahmad Youssef, Nedal Izdden, Asaad Hanna

Teatro-Cinema de Fafe

Dia 19 de Abril  Quinta-Feira

11h30 – Conversa de Café – O estado dos Direitos Humanos, com Bruno Stagno Ugarte Human Right Watch

Café South Africa

14h30 – Colocação de mensagem Mural das Causas da Human Rights Watch, por Bruno Stagno Ugarte

Praça 25 de Abril

15h00 – Inauguração da Exposição Human Rights Watch

Arquivo Municipal de Fafe

15:45 – ‘Jovens em ação: Com que “armas” se faz a paz?’ Tributo ao movimento estudantil anti-armas. Com Pe Pedro e Alexandre Honrado

Café Avenida

18h30 – Conversa de café – As campanhas eleitorais de Maria de Lourdes Pintasilgo, com Fernando Alves e Manuel Villas Boas

Café Arcada

21h00 – Apresentação do primeiro Embaixador Terra Justa

Entrega da Medalha de Compromisso

21h30-Homenagem Human Rights Watch com as presenças de Bruno Stagno Ugarte (Diretor Executivo Adjunto para Advocacia), José Luís Carneiro (Secretário de Estado das Comunidades), Alexandre Honrado (coordenador do Núcleo Português de investigação Nelson Mandela).

Teatro-Cinema de Fafe

 

Dia 20 de Abril Sexta-Feira

8h00-10h00 – Manhã TSF em direto de Fafe com Fernando Alves

Arquivo Municipal, sala de exposição Maria de Lourdes Pintasilgo

11h30 – Conversa de Café – Maria de Lourdes, mulher de causas, com Margarida Santos e Teresa Vasconcelos

Café Shake

14h00 – Assembleia de jovem munícipes

Salão Nobre do Município de Fafe

16h00 – Colocação da mensagem no Mural das Causas – Maria de Lourdes Pintasilgo

Praça 25 de Abril

16h30 – Inauguração Exposição Cuidar o Futuro – Maria de Lourdes Pintasilgo

Arquivo Municipal de Fafe

18h00 – Conversa de café – Mulheres no poder, com Manuela Silva e Catarina Marcelino

Café Shake

21h30 – Homenagem póstuma a Maria de Lourdes Pintasilgo, com as presenças de Afonso Camões, Manuel Villas Boas, Luís Moita, Teresa Vasconcelos, Margarida Santos, Manuela Silva, Coronel Rodrigo Sousa e Castro, Catarina Marcelino, António Marujo e António Sampaio da Nóvoa* (sujeito a confirmação)

Teatro-Cinema de Fafe

 

Dia 21 de Abril – sábado  

10h30 – Conferência Religião e Igualdade: desafios da Cidadania

Organização: Área de Ciência das Religiões Universidade Lusófona / Observatório para a Liberdade Religiosa

Oradores: Catarina Marcelino (deputada e ex-Secretária de Estado para a Igualdade e Cidadania) ; Frei Fernando Ventura (frade franciscano capuchinho); Jaime Soares (Centro Cultural Islâmico do Porto); Mariana Vital (Linha de Investigação Religião e Género na Universidade Lusófona); Pastor Miguel Castro (Igreja Evangélica de Fafe); Teresa Vasconcelos (Movimento Graal)

Comentário final: Paulo Mendes Pinto (Área Ciência das Religiões Universidade Lusófona)

Café Arcada

21h30 – Concerto Solidário a favor da Human Rights Watch

Sérgio Godinho “Nação Valente”

Teatro-Cinema de Fafe