A partir de abril de 2020, as sessões do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, coordenadas por Fabrizio Boscaglia no contexto da Linha de Investigação «Herança e Espiritualidade Islâmica» da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, passam para a modalidade à distância, através da plataforma Zoom, devido às restrições relacionadas com a pandemia de COVID-19.
Decorre entre 30 de março e 18 de maio na Galeria Municipal Verney de Oeiras, o curso livre «O Islão: contributos para a civilização ocidental», realizado no contexto de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Oeiras e a Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona.
Fabrizio Boscaglia, professor na Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, participou enquanto formador sobre «Diálogo interreligioso» na Formação MURAL, que decorreu no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante(CNAIM), pela organização do Alto Comissariado para a as Migrações (ACM), no dia 3 de março de 2019.
«Fernando Pessoa: Hermetismo, Gnose e Alquimia» é o título da III Jornada de História, Filosofia Hermética e Património Simbólico, a decorrer em Oeiras a 16 de fevereiro de 2019.
O projeto REC-XXI da Área de Ciência das Religiões associa-se à iniciativa Diálogos ComSentidos, ciclos de encontros e debates sobre diálogo interreligioso e cidadania, a decorrerem na Figueira da Foz entre 2018 e 2019.
No contexto das Jornadas Europeias do Património, o Museu Calouste Gulbenkian realiza uma mesa redonda sobre a representação das religiões pelo cultura enciclopédica europeia. A sessão, com Fabrizio Boscaglia e Paulo Mendes Pinto, decorre a 28 de setembro às 15h e é intitulada «O livro que mudou a Europa». Entrada gratuita, sujeita a lotação.
Figueira da Foz: «O humano e o divino» na reflexão do projeto «Diálogos ComSentidos»
Figueira da Foz, 14 set 2018 (Ecclesia) – A primeira sessão da iniciativa «Diálogos ComSentidos» realiza-se hoje, a partir das 21h30, no auditório municipal da Figueira da Foz.
Os primeiros oradores do ciclo de diálogos são o diretor do doutoramento de Química na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, João Paiva, e o grande conselheiro da antiga e mística Ordem de RosaCruz, Luís Natal Marques.